RPES reuniu em segunda Assembleia Geral, no dia 17 de outubro, na Aldeia de Chãos

Por

No passado dia 17 de outubro reuniu na Cooperativa Terra Chã, na aldeia de Chãos, a Assembleia Geral da Rede Portuguesa de Economia Solidária, registando a participação de 35 pessoas, em nome individual e em nome coletivo.

A iniciar a assembleia solicitou-se uma breve apresentação de cada membro fundador, a que se seguiu a ratificação pelo colectivo.

De registar a presença de dois membros de cooperativas açorianas (a Coop Kairós e a Coop Cresaçor), estando também representada a Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico.

Apresentaram-se e ratificaram-se os 45 membros fundadores, definiram-se os critérios de admissão de novos membros e formaram-se grupos de trabalho com a responsabilidade de pensar a formalização da rede, estruturar a rede a nível do país e ainda conceber um plano de atividades.

IMG_2832Quanto à admissão de novos membros, os fundadores vão dinamizar a divulgação do manifesto e da ficha de adesão, assumindo o papel de proponentes de novos membros; os quais se deverão rever no conteúdo do manifesto.

Foram apresentados os trabalhos dos diversos grupos e lançaram-se novos para produzirem até à próxima AG, nomeadamente a estruturação da rede, a organização jurídica da rede e a definição de propostas para um plano de atividades.

Também se escolheu o logo da Rede.

A Assembleia tomou conhecimento da participação da RPES na Feira de Economia Solidária da Catalunha, com uma banca de produtos locais e de material de divulgação e a realização de uma conferência dinamizada pela dra. Cristina Parente, pelo Júlio Ricardo, da Coop Terra Chã e pelo André Freire, da Coop Verdeperto.

A Comissão Coordenadora informou que já se estabeleceram relações com a Rede Catalã de Economia Solidária e ainda com a Rede Brasileira de Economia Solidária.

IMG_2828Como actividades futuras, a RPES participará num encontro sobre economia solidária que se prepara para Coimbra, acompanhará o Fórum de Finanças Éticas e envolver-se-á num Congresso Ibérico de Economia Solidária.

A terminar a Assembleia aprovou a admissão da RPES na RIPESS – Europa (Rede Intercontinental de Economia Solidária).

Nova AG está prevista para o dia 5 de dezembro, na cidade de Coimbra.

Deixe um comentário

%d bloggers like this: