Blogue

RPES reuniu em segunda Assembleia Geral, no dia 17 de outubro, na Aldeia de Chãos

AG RedPES 1

No passado dia 17 de outubro reuniu na Cooperativa Terra Chã, na aldeia de Chãos, a Assembleia Geral da Rede Portuguesa de Economia Solidária, registando a participação de 35 pessoas, em nome individual e em nome coletivo.

A iniciar a assembleia solicitou-se uma breve apresentação de cada membro fundador, a que se seguiu a ratificação pelo colectivo.

De registar a presença de dois membros de cooperativas açorianas (a Coop Kairós e a Coop Cresaçor), estando também representada a Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico.

Apresentaram-se e ratificaram-se os 45 membros fundadores, definiram-se os critérios de admissão de novos membros e formaram-se grupos de trabalho com a responsabilidade de pensar a formalização da rede, estruturar a rede a nível do país e ainda conceber um plano de atividades.

IMG_2832Quanto à admissão de novos membros, os fundadores vão dinamizar a divulgação do manifesto e da ficha de adesão, assumindo o papel de proponentes de novos membros; os quais se deverão rever no conteúdo do manifesto.

Foram apresentados os trabalhos dos diversos grupos e lançaram-se novos para produzirem até à próxima AG, nomeadamente a estruturação da rede, a organização jurídica da rede e a definição de propostas para um plano de atividades.

Também se escolheu o logo da Rede.

A Assembleia tomou conhecimento da participação da RPES na Feira de Economia Solidária da Catalunha, com uma banca de produtos locais e de material de divulgação e a realização de uma conferência dinamizada pela dra. Cristina Parente, pelo Júlio Ricardo, da Coop Terra Chã e pelo André Freire, da Coop Verdeperto.

A Comissão Coordenadora informou que já se estabeleceram relações com a Rede Catalã de Economia Solidária e ainda com a Rede Brasileira de Economia Solidária.

IMG_2828Como actividades futuras, a RPES participará num encontro sobre economia solidária que se prepara para Coimbra, acompanhará o Fórum de Finanças Éticas e envolver-se-á num Congresso Ibérico de Economia Solidária.

A terminar a Assembleia aprovou a admissão da RPES na RIPESS – Europa (Rede Intercontinental de Economia Solidária).

Nova AG está prevista para o dia 5 de dezembro, na cidade de Coimbra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *