O Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras (WSFTE), processo de convergência de diferentes movimentos locais e internacionais da economia alternativa, decorreu de 25 de junho e 1 de julho de 2020 tendo contado com a participação de inúmeros ativistas da mudança, personalidades do mundo económico e académico e organizações oriundas de vários países.
O principal objetivo deste evento era o de “reunir movimentos e projetos sociais que compartilhem a vontade de colocar as pessoas e o meio ambiente no centro da economia, para acabar com uma economia baseada em extração, crescimento, competição e mercado e lutar por sociedades colaborativas e resilientes que desenvolvam e reforçam alianças e ações estratégicas trabalhando juntas“.
Consideramos importante destacar, em primeiro lugar, duas das atividades que, tendo sido conduzidas em língua portuguesa, despertaram muita atenção e uma forte participação:

A ECONOMIA SOLIDÁRIA EM PORTUGAL EM TEMPOS DE COVID-19 E NO PÓS-PANDEMIA
- “Roda de conversa sobre a Economia Solidária em tempos de Covid-19 com relatos de experiência da Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) e do Grupo de Consumo Horta na Cidade, da Casa da Esquina, seguidos de breves comentários do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES) e de companheiros/as de iniciativas/empreendimentos/coletivos que estejam presentes. Esta é uma conversa que pretende refletir sobre o lugar da Economia Solidária na provisão quotidiana e os seus contributos para um novo imaginário económico pós-pandemia.“.


Moedas sociais e o espaço público: natureza, participação e solidariedade
- “Conversa sobre o espaço público das cidades e a sua relação com a Economia Solidária, com enfoque no uso das moedas sociais para a promoção da participação e coesão social. Uma oportunidade para a ampliação das práticas de solidariedade e ajuda mútua. Casos práticos de uso de moedas sociais serão apresentados bem como a sua vinculação a projeto de regeneração urbana“.

Duas notas finais para a nossa participação em mais dois webinars, tendo sido o primeiro organizado pela ARACOOP da Catalunha com o tema “EL PODER TRANSFORMADOR DE L’ECONOMIA SOCIAL” onde foi apresentado o Programa d’Economia Social financiado pela Generalitat (Governo Regional da Catalunha) e o segundo pela Fundació GOTEO (visitem o site para obter mais algumas informações sobre o “matchfunding” subordinado ao tema “Crowdcoop: multipliquem les possibilitats de finançament del mon cooperatiu”.
Apesar de se terem demonstrado como muito interessantes ao nível da informação e experiências partilhados, sendo notório o empenho dos seus moderadores que sempre se disponibilizaram para responder as todas as questões colocadas pelos participantes, registamos também as magras participações nestas duas últimas sessões de trabalho (apenas um participante na primeira e somente dois na segunda).
FSMET 2020 terminado! Venha o próximo!