4 Care Work Environment

Por

A Rede Nacional de Economia Solidária – RedPES – está a dinamizar o projeto “4 Care Work Environment” em parceria com a RIPESS Europa, financiado pela FUNDACTION (RETHINK PROJECT) que tem como objetivo tornar os seus locais de trabalho mais feministas e colocar o cuidado no centro das organizações ou coletivos de trabalho.

A partir de uma perspetiva interseccional de género, prevê-se refletir, debater e desenvolver ferramentas que promovam a construção de espaços mais seguros para todas as pessoas, em particular mulheres e pessoas não binárias tendo em conta que, historicamente, estas têm enfrentado diversos tipos de discriminação, desmérito e outros tipos de violência.

Sendo as constituintes destas redes, associações, coletivos, cooperativas, etc. da área da Economia Solidária ou de índole social, importa que se criem condições para que a igualdade, o cuidado e a sustentabilidade da vida sejam colocados no centro da sua atividade e voltada para as pessoas que levam a cabo este trabalho de forma a aumentar a coerência com o que promovem no exterior. 

Entende-se que a verdadeira mudança se faz pela aplicação destes valores no dia a dia e para isso é preciso, por um lado, desenvolver uma resposta e patamares de consenso individual e coletiva sobre todas as opressões do cis-hetero-patriarcado e, por outro, criar as ferramentas necessárias para enfrentá-lo.

Assim, nos dias 16 e 17 de junho de 2022 decorreu no Centro Social Autogerido – A Gralha, no Porto, um primeiro encontro presencial de pessoas destas duas redes e, num ambiente amistoso e de cooperação, estabeleceram-se os pontos de partida para a dinamização das atividades do projeto. A saber, 1) organização de dois webinários (em setembro e novembro de 2022) sobre estes temas, abertos a todas as pessoas interessadas, para que se facilite a discussão dos mesmos temas nas organizações e coletivos (principalmente naquelas de que cada pessoa já participa); 2) dinamização de duas Assembleias de Cuidados não mistas para mulheres e identidades não binárias que atuam neste tipo de organização e que desejam ter um espaço seguro e um momento íntimo para compartilhar as suas experiências de vida e construir um sentido de comunidade, promover apoio mútuo no processo de implementação do feminismo e cuidado nas suas organizações; e 3) construção de um guia prático para a elaboração de protocolos de ação para lidar com a discriminação sexista dentro dos espaços de trabalho, nomeadamente, dentro da RedPES e RIPESS Europa.

A RedPES e RIPESS são duas redes que colaboram há muito tempo e compartilham os mesmos princípios e valores. As pessoas que trabalham nestas redes também têm refletido em conjunto sobre a necessidade de aprofundar valores como o Feminismo ou os direitos LGTBQIA+ de forma a que não sejam só uma parte transversal da ESS, mas uma parte central dela, pois sem igualdade efetiva de género, não conseguiremos construir as alternativas económicas que preconizamos.

Artigo Publicado no Site da RIPESS

Este trabalho terá continuidade ao longo dos 6 meses do projeto e terminará em novembro de 2022 com uma fase de divulgação dos materiais que serão distribuídos por meio de ferramentas open source para entidades da economia solidária e social e, principalmente, para os membros das redes. Desta forma, reforçamos o convite a quem faz parte da RedPES para se juntar ao Grupo de Trabalho Feminismos que dentro da RedPES está a animar este trabalho. Esperamos por ti!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security