Blogue

Estamos na iminência de uma vida insustentável

Na conferência comemorativa intitulada “20 anos de Intervenção Social em Portugal”,

que teve lugar em Lisboa, na Fundação Montepio, em 1 de março de 2016, Rogério Roque Amaro referiu a dado passo que o conceito de Economia Solidária assume a conjugação de nove (9) dimensões de valor que, segundo o mesmo,

RRA na Fundação Montepio foto 2ontepio_4

Parecem de mais… Mas isto são as dimensões da vida. Se a vida é demais é ela que temos que enfrentar com as suas características. O que nós temos feito é sistematicamente reduzido a vida à simplificação que nos dá jeito do ponto de vista teórico ou do ponto de vista da ação, por inércia, por incapacidade ou por comodismo.

Mas a vida é esta multidimensionalidade toda. E é precisamente esse o desafio que hoje a ciência e a ação têm que ter pela frente. É enfrentar a vida naquilo que é a sua multidimensionalidade e não reduzido àquilo que convém.rra_fund_montepio_3

E foi aquilo que fizemos do ponto de vista científico. Foi fragmentar o conhecimento em parcelas de conhecimento como se a vida pudesse ser tratada aos bocados. O resultado é que nós estamos na eminência de uma vida insustentável pelos problemas que criamos com uma ciência fragmentada e com ações fragmentadas“.

Vídeo integral da intervenção disponível em https://youtu.be/0E2lvhCCtBE e ainda mais dois artigos aqui e ainda neste atalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *