Blogue

Curso de Construção Natural

Curso de Construção Natural | 7 dias, 7 Técnicas, 7 Formadores

Curso de Construção Natural onde serão dadas a conhecer as bases e fundamentos de um conjunto alargado de técnicas de bioconstrução: carpintaria e trabalho em toros de madeira (roundwood), coberturas verdes (greenroofing), tabiques, saneamento seco e energias alternativas, construção com barro, argamassas e rebocos e pavimentação com cerâmicas tradicionais (do processo à aplicação).

Os participantes irão aprender os fundamentos e aplicações práticas de diferentes materiais juntamente com uma equipa experiente e multi-facetada e participar numa instalação de forma a complementar o conhecimento técnico com a prática. A Ecoaldeia de Janas tem aplicado desde 2012 diversas técnicas de construção natural sendo hoje em dia um exemplo e laboratório experimental de técnicas que complementam todas as acções de formação sobre o tema da bioconstrução.

// Quando?  Segunda a Domingo, 15 a 21 de Agosto 2016 
// Objectivos Gerais
Dar a conhecer as bases fundamentais, os processos e técnicas tradicionais de um conjunto alargado de técnicas em construção natural e com uma equipa de técnicos com uma larga experiência e portfolio e que possam partilhar este conhecimento com os formandos numa formação técnica de um dia. O objectivo será o ensino dos fundamentos, com demonstração de casos práticos e reais e aplicar a técnica/material adequado às instalações da Ecoaldeia de Janas.
O programa completo está desenhado para que os participantes adquiram um conhecimento teórico-prático e técnico para que no final da formação estejam aptos para aplicação, desenvolvimento em âmbito profissional da construção natural, complemento de currículo na área e criação de rede com técnicos e experientes na área.
// Datas e Workshops do Curso Completo e Formadores

Dia 1 – 15 Ago – Introdução à Construção Natural – Américo Firmino (Obras de Terra);
Dia 2 – 16 Ago – Carpintaria e Estrutura em Toros – Afonso David (Madeiras de Sintra & Ecoaldeia de Janas);
Dia 3 – 17 Ago – Construção WS seco e Energias Alternativas – Miguel Pereira (Ass. Existências Alternativas);
Dia 4 – 18 Ago – Coberturas Verdes e Tabiques – Afonso David (Madeiras de Sintra & Ecoaldeia de Janas);
Dia 5 – 19 Ago – Construção em Barro – Rui Vasques (ONG Live With Earth, IADE Community Ecovillage Research);
Dia 6 – 20 Ago – Materiais Cerâmicos Artesanais – Equipa do Telheiro Arq. Tânia Teixeira, Arq.Nuno Grenha, Mestre Mafalda Rosário (Oficinas do Convento);

Dia 7 – 21 Ago – Argamassas e Rebocos – Diogo Pires (GEOBIOTEC, DDL Argamassas)

// Objectivos Técnicos de cada Workshop e Transversais ao Curso Completo
  • Breve introdução geral sobre o tema/técnica.
  • Fundamentos técnicos e demonstração de aplicações da técnica/materiais em diversos contextos.
  • Identificar e caracterizar diversas ferramentas manuais (e/ou máquinas quando aplicável) e instrumentos para aplicação da técnica.
  • Executar e aplicar na prática um processo simples envolvendo operações elementares, numa construção permanente ou numa construção modular demonstrativa e que permita ao formando exercer no contexto da formação.
Mais informações na página Facebook do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *