Blogue

Assembleia Geral da RedPES e Colóquio

mãos votando na Assembleia Geral da RedPES no Entroncamento

4ª Assembleia Geral da RedPESAssembleia Geral da RedPES

A 4ª Assembleia Geral da RedPES ocorreu no passado dia 03 de Dezembro, no Entroncamento, onde fomos cuidadosamente acolhidos na sede da SCAFA, CRL. A centenária e muito ativa Cooperativa de Consumo dos Ferroviários e Aderentes abriu a sessão com uma breve apresentação. A participação foi expressiva contando com 17 pessoas e alguns observadores interessados nas dinâmicas da Economia Solidária.

Assembleia Geral da RedPESDe seguida foram tema de discussão o papel da RedPES nos movimentos para a afirmação das finanças solidárias em Portugal. Foi discutida a importância de explorarmos formas de pagamento de quotas, alternativas ao uso do dinheiro do sistema capitalista vigente. Assim como, a importância do mapeamento dos membros da RedPES e outras organizações de economia solidária. Tudo com vista a desenvolver e consolidar as trocas, os laços de identidade e reciprocidade com os quais construímos alternativas solidárias no campo económico. Foi ainda tempo para debater as atividades propostas para o próximo ano, resultando na aprovação do Plano de Atividades. A ata da Assembleia Geral da RedPES pode ser consultada aqui.

Assembleia Geral da RedPESEntretanto da parte da tarde, no Estúdio 121, e fazendo parte do programa de atividades complementares da Assembleia Geral da RedPES, ocorreu o Colóquio sobre “Economia Social e Solidária: que relações com o Mercado?” com as seguintes intervenções:

  • Carlos Ramos Dias – Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas;
  • João Pimentel – Cooperativa Kairós;
  • Cristina Parente – A3S, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e RedPES;
  • Rogério Roque Amaro – RedPES.

Assembleia Geral da RedPESA próxima Assembleia Geral da RedPES ficou marcada para 10, 11 e 12 de Março de 2017 em S. Miguel – Açores. Aí poderemos visitar interessantes iniciativas de Economia Solidária protagonizadas pela Kairós – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, CRL. Será uma excelente oportunidade para nos inspirarmos através do movimento mais antigo de Economia Solidária português. Com a definição antecipada da data permite-se aos membros organizarem as suas agendas e conseguir voos a preço reduzido. A dormida será assegurada pela Cooperativa Kairós mediante inscrição prévia que oportunamente iremos disponibilizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *