Blogue

8ª edição do Mês do Terceiro Sector (M3S)

8ª edição do Mês do Terceiro Sector (M3S)

…E em setembro, a economia social e solidária abraça o Porto.

A 8ª edição do Mês do Terceiro Sector (M3S) – uma iniciativa conjunta do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP) e da Associação A3S – é, este ano, dedicado à temática d’“A Economia Social e Solidária”

Com uma forte dimensão internacional e composto por 3 sessões, a terem lugar entre os meses de setembro e outubro, o M3S pretende dar a conhecer as experiências de diferentes países, nos domínios das políticas municipais, das orientações profissionais e dos  recursos pedagógicos para a economia social e solidária.

No dia 21 de setembro é dado relevo às políticas públicas da cidade de Barcelona na promoção da economia solidária trazendo até ao Porto pessoas com cargos e posições diferentes na sociedade catalã, detentoras de saberes e experiências práticas da economia social e solidária e que as podem ilustradas na primeira pessoa.

A partir das 9 h, na Quinta da Bonjóia, aborda-se o ecossistema da economia social e solidária em Barcelona, com a presença de Jordi Via, Comissário de Economia Cooperativa, Social e Solidária e da Municipalidade de Barcelona.

De seguida, Jordi Estivill, da Rede de Economia Solidária da Catalunha, trata do papel da Rede de Economia Solidária no fortalecimento da economia social e solidária.

A manhã completa-se com Ivan Miró, sociólogo e ativista, que conversará sobre papel dos atores de base no fortalecimento da economia social e solidária.

Como comentador, o painel contará com Manuel Pizarro, vereador do Pelouro da Habitação e Ação Social, da CM do Porto.

O almoço será aproveitado como momento de trabalho, com intervenções de Jordi Via e Jordi Estivill, envolvendo vereadores e outros atores políticos da região.

À tarde o foco estará nas políticas locais de fomento da economia solidária: experiências e ferramentas, com o envolvimento de dirigentes e animadores de processos que têm como base a economia social e solidária.

De realçar que a 8ª edição do M3S tem como objetivos gerais:

  • Contribuir para a promoção do conhecimento académico e científico sobre o terceiro sector e a economia social e solidária;
  • Promover a reflexão crítica sobre o terceiro sector e o posicionamento deste face aos atuais desafios ideológicos, políticos, económicos e educativos;
  • Dar continuidade ao trabalho reflexivo e de terreno que a A3S e o IS-UP, enquanto organizações promotoras desta iniciativa, têm vindo a desenvolver em parceria, de modo a criarem um pensamento crítico fundamentado acerca do terceiro sector e das suas organizações.

Note que a primeira sessão intitulada “Economia social e solidária tornada uma política pública: o caso de Barcelona” realiza-se já no próximo dia 21 de setembro, numa organização conjunta com a Câmara Municipal do Porto e RedPES. Terá lugar, como já referido, na Quinta da Bonjóia e pretende dar a conhecer a experiência catalã da economia social e solidária configurada como política pública. As inscrições terminam dia 12 de setembro.

Inscrição gratuita mas obrigatória e com data limite.

Datas limite de inscrição:
1ª sessão: 12 de setembro
2ª sessão: 26 de setembro
3ª sessão: 3 de outubro

Para informações adicionais e inscrições consultar o site do evento em https://m3s2016.eventqualia.net

Contamos com a Sua presença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *