Blogue

1.º ENCONTRO PORTUGUÊS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Cataz Adiamento EPES

ADIADO para data a determinar

Por uma questão de precaução e devido à grande incerteza que se vive por estes dias devido ao COVID-19 (coronavírus) em relação às deslocações e concentrações de pessoas, a direção da RedPES decidiu adiar este evento para uma data a designar assim que for possível fazer uma previsão de tranquilidade e confiança. Agradecemos a compreensão de todos.

EM MARÇO DE 2020, AS INICIATIVAS, OS COLETIVOS E AS PESSOAS QUE ANIMAM A ECONOMIA SOLIDÁRIA ENCONTRAM-SE EM MINDE

PROCURAM-SE: PESSOAS & INICIATIVAS GERADORAS DE “UMA OUTRA ECONOMIA”!

ENCONTRO PORTUGUÊS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

em MIRA – MINDE, a 27, 28 e 29 DE MARÇO DE 2020

A REDE PORTUGUESA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (RedPES) convida à confluência de todas as organizações, iniciativas, colectivos e pessoas que estão envolvidas e interessadas em formas alternativas de organizar a produção, consumo, distribuição e troca de bens, conhecimentos e serviços guiadas pela cooperação e pela sustentabilidade dos recursos.

Por todo o lado, surgem experiências que dão resposta às necessidades das comunidades de uma forma socialmente justa, ecologicamente sustentável e economicamente viável, gerando abundância e bem-estar.

Novas cooperativas e associações, circuitos curtos agroalimentares, moedas sociais, formas colaborativas de trabalho, são exemplos de iniciativas solidárias que vão surgindo aqui e ali para mostrar que “um outro mundo é possível”.

Em Portugal, este ecossistema existe mas está disperso e desarticulado, havendo desconhecimento das diferentes iniciativas e de como elas podem colaborar. Neste evento queremos conhecer, conversar e refletir sobre o que existe, trocar experiências e construir uma base mais forte de cooperação entre pessoas e organizações que estão a praticar economia solidária em Portugal e além fronteiras.

3 thoughts on “1.º ENCONTRO PORTUGUÊS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

  1. Brasileiros podem participar , sou gestora publica de ecosol na cidade de Marica (Rio de janeiro Brasil), autora de publicacoes e sou fundadora do Forum Brasileiro de Economia Solidaria (FBES) e do FACES do BRASIL – Plataforma Brasileira de Comercio Justo, Etico e Solidario.

    1. Prezado Nuno,
      Agradecemos o seu comentário. Como rede de economia solidária o n/ interesse também passa por uma efetiva, pertinente e inadiável concretização de uma banca ética, bem como de outras formas de financiamento solidário e alternativo.
      O tema é interessante para integrar a temática “Comunicações de práticas de economia solidária” a acontecer no âmbito do Encontro Português de Economia Solidária que estamos a dinamizar para os dias 27, 28 e 29 de março de 2020, em Minde – Alcanena.
      Inscrições e informações em: https://pesquisas.redpes.pt/
      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *